Home > Quem Somos > Prêmios e reconhecimentos

Prêmios e reconhecimentos

  • Prêmio Eco - Categoria Cultura - recebido devido ao projeto da sala são paulo - 2000

Prêmio concedido anualmente, desde 1982, pela Câmara Americana de Comércio às mais destacadas experiências nas áreas de educação, preservação ambiental, saúde e participação comunitária promovidas por empresas e organizações.  O projeto de Implantação do Complexo Cultural Estação Júlio Prestes, que inclui a Sala São Paulo (sala de concertos da OSESP), recebeu o prêmio devido ao grande impacto que o novo pólo cultural trouxe para a cidade e população, desencadeando o processo de retomada do desenvolvimento no entorno do complexo. Clique aqui para visualizar o texto sobre a premiação publicado na  revista Update, da Câmara Americana de Comércio.

  • Prêmio eco - categoria participação comunitária - recebido devido ao projeto Programa ações locais - 1998

    Prêmio Eco 1998

O prêmio foi concedido à Associação Viva o Centro, pela criação do Programa Ação Local, que consistiu na divisão do núcleo central em 50 microregiões sob um critério de homogeneidade (num contexto de grande diversidade) e cada uma das quais passou a incentivar a organização de núcleos de participação comunitária de moradores, comerciantes, profissionais liberais, executivos de empresas situadas na área, síndicos de condomínios residenciais e comerciais para lutar por melhoramentos para sua área. Assim surgiu, em agosto 1996, o Programa denominado Ações Locais. Clique aqui para visualizar o prêmio.

  • prêmio philips de simplicidade pelo programa ações locais - 2007Prêmio Phillips - Mini

O Prêmio Philips de Simplicidade tem a finalidade de louvar iniciativas e ideias que, de alguma maneira, ajudam a simplificar ou facilitar a vida das pessoas. O Programa Ações Locais foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Philips de Simplicidade, em fevereiro de 2007. Clique aqui para visualizar o prêmio.

  • reconhecimento de tecnologia social da fundação banco do brasil pelo programa ações locais - 2009
    Certificado Fbb JPEG - Mini

O Prêmio Fundação Banco do Brasil e Tecnologia Social, criado em 2001, é bienal, em anos ímpares, para identificar, certificar, premiar e difundir produtos, técnicas ou metodologias que se enquadrem no conceito de "tecnologia social" - proposta inovadora de desenvolvimento, que considera a participação da comunidade no processo. O Programa Ações Locais, da Associação Viva o Centro, concorreu ao lado de 114 tecnologias sociais e venceu o prêmio devido ao trabalho que agregou a comunidade ao processo da recuperação do Centro de São Paulo e que pode ser facilmente replicado em outros centros metropolitanos. Clique aqui para visualizar o certificado.

  • medalha de mérito comunitário da Polícia militar - 2009 e 2007

A Medalha do Mérito Comunitário da Polícia Militar destaca os serviços relevantes prestados e desenvolvidos junto à comunidade através de atividades sociais, objetivando a melhoria na qualidade de vida, bem como atos pessoais de abnegação e destemor no cumprimento do dever comunitário, praticados por personalidades civis e militares, policiais militares e entidades públicas ou particulares. A Associação Viva o Centro foi galardoada com a distinção em duas ocasiões, primeiramente em 2007 e depois em 2009.

  • Prêmio Pensador de Cidades "Luiz Antônio Pompéia" - 2004

Categoria do tradicional Prêmio Top Imobiliário, a primeira edição do Prêmio Pensador de Cidades "Luiz Antônio Pompéia", concedido pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), em parceria com o jornal O Estado de São Paulo, foi atribuída a Marco Antonio Ramos de Almeida, superintendente da Associação Viva o Centro, em 9 de maio de 2004  em reconhecimento à atuação da entidade por mais de uma década em favor da requalificação do Centro da metrópole paulistana.

  • Prêmio top condomínios - entidade de destaque - 2011

Associação Viva o Centro venceu, no dia 3 de junho de 2011, a categoria Entidade de Destaque do Prêmio Top Condomínios, concedido anualmente pela Pró-Síndico. O Prêmio Top Condomínios é oferecido tendo como base uma pesquisa feita junto a mais de 5.000 síndicos e administradores. A Associação Viva o Centro foi destacada pela excelência e qualidade dos serviços prestados à comunidade. 

  • Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - Revista Cultural de Destaque em 1999

A Revista Urbs, publicação da Associação Viva o Centro, foi homenageada em sessão solene pelo I.H.G.S.P. como a Revista Cultural mais destacada em 1999.

  • Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil - Entidade de Destaque em 1999

Prêmio Top Social oferecido pela ADVB e Instituto da Cidadania, destinado a reconhecer o esforço de empresas e entidades que se destacaram por sua atuação em prol da sociedade dentro do conceito de cidadania social.

  • Troféu marco da paz - 2010, 2008 e 2007

O Troféu Marco da Paz, que conta com o apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), homenageia com a réplica do Marco da Paz pessoas e entidades que se destacam pela sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo. A Ação Local Álvares Penteado, que faz parte do Programa Ações Locais, recebeu a distinção em 2007 e 2008, enquanto que a Associação Viva o Centro foi premiada em 2010.

  • Prêmio PNBE de Cidadania - 1998

A Associação Viva o Centro foi destacada como "Entidade de destaque" pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE). A distinção premia ações de indivíduos, entidades públicas e privadas que transmitam valores e princípios de cidadania.

  • Colar D. Pedro I - 1995

Este prêmio foi concedido à Associação Viva o Centro pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo em 1995 graças aos serviços prestados em prol da cultura.

  • Titulações

No ano 2000, por decreto do Presidente da República publicado no dia 9 de março, a Associação Viva o Centro foi reconhecida como entidade de "Utilidade Pública Federal".
A Associação Viva o Centro já havia obtido os títulos Utilidade Pública Municipal - Decreto 37.747, de 8 de dezembro de 1998 - e Utilidade Pública Estadual - Decreto 44.256, de 16 de setembro de 1999.
A Associação Viva o Centro é também reconhecida como Entidade Ambientalista pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente, como Entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria  de Estado e da Defesa da Cidadania e como Instituição Cultural pela Secretaria do Estado da Cultura, para os efeitos no disposto no decreto 46.655/02 do Governo do Estado de São Paulo.

Gostou? Então compartilhe.