Home > Quem Somos > A Associação Viva o Centro

A Associação Viva o Centro

São Paulo - Centro e Metrópole 

O Centro de São Paulo possui atributos únicos e qualidades especiais que o distinguem das demais regiões da cidade. Pleno de potencialidade, o Centro é o espaço privilegiado de cultura, história e desenvolvimento urbano da metrópole. Em conjunto com suas áreas adjacentes constitui-se no espaço capaz de reverter a dinâmica de excessiva dispersão da mancha metropolitana que, desprovida de qualidade urbana, compromete profundamente a vida social e econômica da população. A Área Central configura-se, assim, como alternativa racional para a reorganização funcional e espacial da metrópole.

No desenvolvimento e no fortalecimento de seu Centro Metropolitano residem as reais possibilidades de que São Paulo venha a inserir-se, de forma competitiva, no conjunto das "cidades mundiais" que, pelos seus padrões de eficiência e qualidade, sediarão as principais corporações e organizações nacionais e supranacionais.

Origem, forma e estrutura

A Associação Viva o Centro nasce em 1991 como resultado da tomada de consciência das mais significativas entidades e empresas sediadas ou vinculadas ao Centro de São Paulo do seu papel de sujeitos e agentes do desenvolvimento urbano. 

Organizada como associação de caráter cívico e representativo, sem fins lucrativos e rigorosamente apartidária, é mantida por contribuições regulares de seus associados e mantenedores, pela venda de seus produtos e serviços e ainda por doações e contribuições outras.

Dirigida por um Conselho Diretor e por um Comitê Executivo eleitos, dispõe de um Corpo Técnico e de um quadro permanente de consultores. Serviços técnicos e especializados adicionais são contratados sempre que necessário. Suas contas são auditadas pela PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes.

Titulações

Pelo trabalho desenvolvido, a Associação Viva o Centro recebeu as seguintes titulações:

  • Entidade Ambientalista e Entidade Promotora de Direitos Humanos (Decreto Estadual nº 46.655/02);

  • Entidade de Utilidade Pública Municipal (Decreto nº 37.747/98), Estadual (Decreto nº 44.256/99) e Federal (Decreto de 09/03/2000 publicado no DOU em 10/03/2000).

Objetivos

A Associação objetiva o desenvolvimento da Área Central de São Paulo, em seus aspectos urbanísticos, culturais, funcionais, sociais e econômicos, de forma a transformá-la num grande, forte e eficiente Centro Metropolitano, que contribua eficazmente para o equilíbrio econômico e social da Metrópole, para o pleno acesso à cidadania e ao bem-estar por toda a população.

Princípios

A Associação Viva o Centro defende como princípios que:

  • A diversidade funcional e humana é fator decisivo de desenvolvimento e vitalidade da metrópole e de seu Centro;
  • Só a metrópole socialmente justa e politicamente democrática pode ser funcional e competitiva;
  • A qualidade do espaço público é um requisito básico para o pleno exercício da cidadania;
  • A identidade da metrópole resulta do processo pelo qual os valores do seu patrimônio histórico, arquitetônico, cultural e econômico são percebidos e apropriados por seus cidadãos;
  • O Centro metropolitano é o local por excelência onde investimentos públicos e privados devem complementar-se em benefício de um harmônico desenvolvimento urbano, social, cultural e econômico da metrópole.
Gostou? Então compartilhe.