Publicações viva o centro

São Paulo Centro - uma nova abordagem (2000)

Realizada originalmente em agosto de 1996, esta publicação foi reeditada no ano 2000 com o intuito de fornecer subsídios aos candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal efetivamente interessados em estabelecer um forte compromisso do poder público com a requalificação da Área Central.

Os Centros das Metrópoles (2001)

A obra reúne trabalhos produzidos por especialistas em questões urbanas para o Seminário Internacional Centro XXI, realizado em 1995 pela Viva o Centro com apoio da FAUUSP e da Agência Habitat da ONU e que se constituiu no Encontro Preparatório ao Habitat II, último grande encontro global realizado pela ONU no século XX. Os textos foram revistos e, em alguns casos, atualizados pelos autores e tratam da importância dos centros metropolitanos como instrumentos de estruturação social e urbana e de inserção das cidades nas redes mundiais de informação, riqueza e poder. Abre o volume a conferência de inauguração do evento, proferida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Entre os especialistas brasileiros, além de Regina Meyer, escrevem a antropóloga Ruth Cardoso, os arquitetos Joaquim Guedes, Ermínia Maricato, Nestor Goulart Reis Filho e Jorge Wilheim e a administradora Maria Emília Rocha Mello de Azevedo Entre os do Exterior, há textos assinados pelo arquiteto Bernard Huet e o sociólogo François Ascher, da França, pelo urbanista Jordí Borja e o arquiteto Manuel de Solá-Morales, da Espanha, pelo arquiteto Nuno Portas, de Portugal, e pelo arquiteto e planejador David Gosling, dos EUA.

Memória do Encontro Centro XXI - Preparatório do Seminário Internacional (1995).

Edição em formato de livro das variadas formas de intervenção – palestra, exposições, debates, respostas por escrito, comentários, questionamentos, reptos, enunciados, avaliações críticas, etc.- produzidas no decorrer do Encontro Preparatório ao Seminário Internacional Centro XXI.

Polo Luz - Sala São Paulo, Cultura e Urbanismo (2000)

Publicação sobre o projeto de restauro e reciclagem da Sala São Paulo e seu entorno. Os estudos e projetos da reciclagem do edifício da monumental Estação Júlio Prestes para a sua transformação em sede da Orquestra Sinfônica do Estado de são Paulo foram documentados no livro Polo Luz - Sala São Paulo, Cultura e Urbanismo.

O Calçadão em Questão – 20 Anos de Experiência do Calçadão Paulistano (2000)

Resultados do ciclo de trabalho realizado em 1998 pela Associação VIVA O CENTRO e pelo Laboratório Cidade da Faculdade de Belas Artes, com apoio da Cia. do Metropolitano (Metrô) e da Associação Brasileira de Pedestres (Abraspe). Constituído por uma pesquisa de campo, uma audiência pública e um workshop com especialistas de São Paulo e de outras grandes cidades brasileiras. Numerosos projetos de mobiliário urbano adequado a vias pedestrianizadas, de autoria dos alunos do curso de arquitetura da Belas Artes, complementam a publicação.
Gostou? Então compartilhe.