O que é a Aliança

A Aliança pelo Centro Histórico é um programa da Viva o Centro, implantado em 20 de agosto de 2009, que visa zelar pelas diversas regiões que compõem o Centro Histórico e desenvolver o marketing local dessas regiões. SAM_06066666

Para tal, conta com uma Base de Informação e Apoio na Rua da Quitanda, 80, e uma equipe de Agentes Comunitários que percorre de segunda a sexta as ruas e praças das áreas onde atua. 

As inconformidades encontradas pelos Agentes são registradas em um relatório específico para cada microrregião. Esses levantamentos são enviados aos órgãos públicos e Ações Locais para que possam atuar de forma mais precisa.

Os Agentes Comunitários também participam de reuniões e estão em frequente contato com a comunidade local para conhecer suas dificuldade e garantir a articulação com as autoridades municipais e empresas da área para uma atuação conjunta. Seu trabalho estabelece um importante elo entre a população e o poder público, contribuindo ativamente para a melhoria do Centro de São Paulo. 

O sistema de zeladoria permanente tem a finalidade de melhorar as condições urbanas do lugar, contemplando segurança, promoção social e qualidade ambiental e garantindo mais qualidade de vida para as pessoas que vivem, trabalham ou frequentam o Centro.

A Aliança também serve de apoio à comunidade local, turistas e visitantes, a fim de divulgar a região e garantir melhores condições de funcionamento para as empresas e organizações estabelecidas na área. 

O atendimento à comunidade também é feito pelo telefone 3101-5842 ou pelo e-mail alianca@vivaocentro.org.br

 

História 

O Programa Aliança Pelo Centro Histórico é inspirado nos Business Improvement Districts (BIDs) originários nas grandes metrópoles americanas na década de 1960 e que desde então se espalharam por outros centros urbanos do Canadá, Inglaterra, África do Sul e de outros países. 

200809_ma4

Esta parceria público-privada ajuda na revitalização de áreas urbanas de grande interesse econômico ou turístico. Os BIDs são ferramentas que contribuem para manter as cidades atraentes, seguras e limpas, criando um mecanismo sustentável de participação.

Os pontos cruciais para seu sucesso são: o nível de envolvimento dos comerciantes locais que desenvolvem uma visão em comum, a capacidade de contribuição financeira das maiores organizações e o potencial de investimento existente na área onde está localizado. 

Gostou? Então compartilhe.