Home > Notícias do Centro > Notícias > Prédio Histórico no Centro de São Paulo abriga nova agência da Caixa

Prédio Histórico no Centro de São Paulo abriga nova agência da Caixa

08/06/2005

Prédio Histórico no Centro de São Paulo abriga nova agência da Caixa

 

A 3ª nova unidade da Caixa Econômica Federal no Centro de São Paulo foi inaugurada na segunda-feira (20/6), no Edifício Malvina Chammas Curi, à Rua Álvares Penteado, 195.

 

 

 

Edifício Malvina Chammas Curi abriga nova agência da Caixa

O prédio, construído em 1911, foi projetado por Ramos de Azevedo, o mais importante e prestigiado construtor paulistano do início do século XX. Tem a fachada tombada pelo Patrimônio Histórico e linhas clássicas características do Centro Histórico de São Paulo, que abriga sedes e/ou grandes agências de bancos, corretoras de valores, a Bovespa e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).

 

O restauro do Malvina Chammas Curi, a cargo do Escritório de Arquitetura, Planejamento e Design Cury, Rolim, de Rosis, com obras executadas pela Construtora Miguel Curi, envolveu a aprovação em três órgãos: Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Sempla) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

 

O trabalho devolveu à fachada do imóvel as características das edificações históricas do Centro. Todos os detalhes da  pintura original, além dos elementos artísticos em ardósia, peças em granito e em cobre foram observados. Internamente, também foi feita a recuperação de colunas e paredes em mármore aurora pérola. Antiga sede do Banco Ítalo-Belga, o prédio tem 2.105

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.