InterAção

Interação
EDIÇÃO: 69

AÇÃO LOCAL São Francisco recebe verba do Japão para projeto social 

A AÇÃO LOCAL São Francisco está em festa. O motivo é a verba de R$ 131,2 mil que acaba de chegar do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão para que o núcleo aperfeiçoe seu trabalho de reciclagem de lixo em conjunto com catadores de papel, que no passado ocupavam a Praça Paulo Duarte e o Largo do Ouvidor, em frente à Faculdade de Direito. 

A cerimônia de assinatura do acordo entre o Consulado Geral do Japão e a AÇÃO LOCAL aconteceu no dia 22 de fevereiro, na própria sede do Consulado, na região da Avenida Paulista. "O governo japonês possui um sistema de apoio a projetos sócio-ambientais realizados nos países em desenvolvimento", explica o frei André Gurzynski, integrante da AÇÃO LOCAL e diretor de Obras Sociais da Província Franciscana daImaculada Conceição do Brasil, com sede no Largo São Francisco. "Logo que soubemos desse programa, enviamos uma proposta ao Consulado." O órgão aceitou colaborar e, em contrapartida, pediu para que a AÇÃO LOCAL procurasse um local de moradia no Centro para os catadores de papel, que hoje residem na periferia da cidade, alguns a 40 quilômetros do Centro. A Prefeitura e os integrantes da AÇÃO LOCAL já estão buscando financiamentos de bancos com essa finalidade. 

Foi em junho de 2001 que os integrantes da AÇÃO LOCAL reuniram os cerca de 40 catadores de papel que antes atuavam na microrregião para que montassem uma associação. A Prefeitura apoiou o trabalho e cedeu um terrenono Glicério para que os trabalhadores pudessem fazer a separação do material a ser reciclado. Além de não usarem mais o espaço público para a realização da tarefa, o que comprometia a limpeza da região, a união dos trabalhadores permitiu que pudessem negociar melhores condições com os compradores do papel. Faltavam,porém, equipamentos, ferramentas, fundo para despesas mensais e estrutura física para o exercício da atividade. Por meio de um projeto executado há três anos pelo frei André Gurzynski e apoiado pela Faculdade de Direito, Administração Regional da Sé (AR-Sé) e pela Associação dos Ex-Alunos da Fundação Getúlio Vargas, a verba para essa finalidade foi finalmente concedida. 

"É só o início de uma parceria", afirmou Jun Tamagawa, cônsul do Japão responsável por assuntos econômicos. Segundo integrantes da AÇÃO LOCAL, o financiamento deve chegar ao Centro até o fim de março. O núcleo, por sua vez, tem até o final do ano para gastar a verba e prestar contas. 

EM DESTAQUE 

O governador Geraldo Alckmin esteve presente no Vale do Anhangabaú no dia 22 de fevereiro para acompanhar a formatura de 266 novos soldados da Polícia Militar (PM) e a entrega de 61 viaturas à cidade - cinco delas destinadas à segurança na região central. Dos formandos, 131 atuarão no policiamento comunitário da capital e os demais serão alocados para a região metropolitana. Segundo o governador, brevemente devem passar a trabalhar no policiamento de rua mais seis mil jovens que, hoje, exercem funções burocráticas na PM.

 

Opinião
Persistência e bom projeto 

Toda vez que uma boa idéia ganha concretude e, além disso, ainda merece apoio do exterior - caso do projeto social relatado pela reportagem de capa desta edição e que irá receber importante doação do governo japonês -, costumamos felicitar seus autores, mas raramente paramos para refletir sobre o trabalho eficiente que deve ter havido por trás. No entanto, é aí mesmo que se encontra a chave do sucesso. 

O InterAção acompanha há pelo menos três anos o trabalho da AÇÃO LOCAL São Francisco em busca de qualidade de vida e dignidade para os catadores de papel que atuam na microrregião. Muita gente e várias instituições envolveram-se com a causa. A diretora, professores, estudantes e ex-alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e da Fundação Getúlio Vargas, religiosos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, comerciantes e advogados estabelecidos na área, a administradora da Regional da Sé e funcionários da Secretaria da Assistência Social. Um bom projeto foi elaborado, tendo por meta a criação de uma futura associação de catadores, e só então saiu-se à procura de apoio. 

É decisivo o papel de um bom projeto quando se necessita de parcerias para dar andamento a uma causa de solução mais complexa, que envolve instâncias governamentais e depende de doações substanciosas. Ninguém, nem pessoas e muito menos empresas e governos estrangeiros se engajam em propostas mal definidas, desarticuladas, sem objetivos bem claros, metas traçadas e prazos estabelecidos para as diferentes fases da ação. Mas quando se tem um projeto articulado, os parceiros aparecem e as chances até de se obter apoio do exterior crescem bastante. Experiências como essa da AÇÃO LOCAL São Francisco podem fornecer o caminho das pedras para outros projetos em outras AÇÕES LOCAIS.



Infância em risco 

Caiu muito o número de menores se drogando no Centro. No entanto, alguns, como o garoto da foto, ainda cheiram cola à luz do dia na Ladeira da Memória, ou na Rua Líbero Badaró e na Praça Dom José Gaspar



Programa AÇÃO LOCAL ganhará Central de Serviços 

Neste semestre a Viva o Centro vai implementar uma Central de Serviços em apoio ao Programa AÇÃO LOCAL. Trata-se de uma novidade de extrema importância para o Centro, na medida em que transformará reclamações telefônicas das AÇÕES LOCAIS dirigidas ao poder público municipal - por exemplo, é preciso substituir lâmpadas queimadas em postes da rua X - em comunicados formais, por escrito, que serão enviados à AR-Sé ou a outros órgãos da Prefeitura, dependendo do tipo da solicitação, para que sejam tomadas as devidas providências. Para que a colaboração da Viva o Centro às AÇÕES LOCAIS surta efeito, no entanto, é preciso que o poder público se aparelhe para receptar para providenciar de forma eficiente as soluções pedidas. 

EM FOCO
Casa de Cuidados, conquista da sociedade civil 

Após intensas reivindicações por parte de componentes do Fórum Exclusão Social X Cidadania, do qual fazem parte a Viva o Centro, associações de médicos e outras entidades da sociedade civil organizada, e do Fórum das Entidades que Trabalham com Populações de Rua, a Secretaria de Municipal de Assistência Social (SAS) e a Santa Casa de Misericórdia colocaram em funcionamento a Casa de Cuidados do Canindé(foto). Situada desde o final do ano passado no interior do Abrigo Canindé, localizado atrás do Estádio da Portuguesa, a Casa de Cuidados tem capacidade para 70 pessoas e é direcionada a moradores de rua do Centro que tenham recebido alta hospitalar, mas que, por recomendação médica, nãopodem voltar para as ruas. "Os doentes só recebem abrigo na Casa de Cuidados por meio de requisição médica", explica Adelina Renucci, coordenadora do Programa de População de Rua da SAS. "O médico pode, por exemplo, determinar que o enfermo precisa de repouso em local apropriado, e então ele é direcionado ao albergue."

AL Brigadeiro Tobias conquista melhor iluminação 

A AÇÃO LOCAL Brigadeiro Tobias ainda está em processo de formação, mas isso não impediu que o núcleo conseguisse por parte do serviço de iluminação da Prefeitura, o Ilume, uma melhor iluminação em sua área. Segundo integrantes da AÇÃO LOCAL, diversas lâmpadas queimadas já foram substituídas, e o núcleo continua em contato com o Ilume para melhorar a luminosidade em locais ainda escuros. 

AR-Sé começa fiscalização de calçadas no Centro 

A Administração Regional da Sé (AR-Sé) aciona em março uma força-tarefa para efetuar uma intensa fiscalização das calçadas do Centro. A ação dá prosseguimento ao projeto da AR-Sé de recuperação do calçamento, cuja primeira medida foi o lançamento da cartilha Guia para Reconstruir as Calçadas do Centro e dos Bairros Centrais, publicada no começo do ano com apoio da Porto Seguro Seguros, da Viva o Centro e de outras entidades da sociedade civil. O guia incentiva e orienta proprietários e locatários de imóveis a manter o passeio de acordo com a Lei nº 10.508/88. A AR-Sé também publicou licitação para as obras de reforma dos calçadões do quadrilátero piloto compreendido entre as ruas Conselheiro Crispiniano e 7 de Abril e as avenidas Ipiranga e São João. 

AR-Sé pede apoio no combate à dengue 

A Administração Regional da Sé (AR-Sé), em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou em sua sede no dia 22 de fevereiro um encontro de orientação sobre a dengue e pediu o apoio de entidades da sociedade civil, como as AÇÕES LOCAIS, para difundir medidas preventivas sobre a doença. No dia 23, uma operação cata-bagulho foi organizada nos distritos Santa Cecília, Consolação e Bom Retiro, que deve ser repetida todos os sábados do semestre em distritos diferentes, das 7h30 às 12h. Para mais informações sobre a dengue, a Prefeitura também disponibilizou o telefone 0800-7720988. O Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, por sua vez, oferece o sitewww.bionline.net, que esclarece dúvidas sobre essa e outras doenças. 

Centro ganha mais um batalhão da PM 

Como parte do programa Centro Seguro do Governo do Estado, do qual a Viva o Centro participa, partir de 1º de março entra em funcionamento o 34º Batalhão Policial Militar Metropolitano (34º BPM-M), o terceiro em atividade no Centro, que será subordinado ao Comando de Policiamento da Área Metropolitana 1 (CPA-M1). A criação do batalhão foi oficializada por meio do decreto nº 46.520/02, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 29 de janeiro. "O objetivo do novo batalhão é apoiar e complementar as atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública já existentes em nossa área", explica o coronel da Polícia Militar (PM) Alexandre Melchior Rodrigues, comandante do CPA-M1. Para o início das atividades do batalhão está sendo procurada uma sede fixa e providenciados materiais, como os mais de cem supedânios - espécies de plataformas - sobre as quais os policiais se posicionarão para uma melhor observação do espaço. Os 500 soldados do 34º BPM-M também atuarão no policiamento a pé durante o horário comercial, em locais de grande fluxo de pessoas. 

Bancas de jornal irregulares na mira da Prefeitura 

Pelo fato de a grande maioria das bancas de jornais do quadrilátero piloto do plano Reconstruir o Centro estarem em formato irregular, a AdministraçãoRegional da Sé (AR-Sé) tem feito reuniões sistemáticas com o Sindicato dos Jornaleiros a fim de estabelecer a quantidade e os tipos de bancas que poderão permanecer na área. Segundo a Assessoria de Imprensa da AR-Sé, todas deverão ser retiradas para a reforma do piso dos calçadões, e só deverão voltar as que tiverem 10m² de área e 2m10 de altura. Além disso, segundo a lei, deve haver uma distância de 100m entre uma banca e outra, e não poderão ser comercializados produtos como alimentos, cigarros e bebidas. 

AÇÃO LOCAL Ladeira da Memória prestes a ser formalizada 

Embora ainda não tenha oficializado a posse de sua diretoria, a AÇÃO LOCAL Ladeira da Memória está trabalhando há meses a todo vapor. Isso porque o núcleo já conta com a colaboração de 15 pessoas que formaram uma Comissão Organizadora e que têm se reunido periodicamente noEspaço Cênico Capobianco, a ser inaugurado em 23 de março na microrregião. O principal objetivo da comissão é a melhoria da segurança e da iluminação local. Os atores, diretores e funcionários do Espaço Cênico deverão se revezar na Diretoria Setorial de Comunicação e Divulgação do núcleo. 

Studio Teatro X muda-se para a Roosevelt 

O Studio Teatro X, que antes tinha como endereço a Rua Barão de Tatuí, 258, em Santa Cecília, acaba de mudar para o número 124 da Praça Roosevelt, devendo ser reinaugurado ainda em março. A casa de espetáculos chega para reforçar as diversas atividades culturais já oferecidas na praça. Seu novo telefone é 3231-0178.

 

EDIÇÕES ANTERIORES

  • Interação

    Edição: 80

    SETEMBRO / 2003

  • Interação

    Edição: 78

  • Interação

    Edição: 77

    SETEMBRO / 2002

  • Interação

    Edição: 76

    AGOSTO / 2002

  • Interação

    Edição: 75

    JULHO / 2002

  • Interação

    Edição: 74

    JUNHO / 2002

  • Interação

    Edição: 73

    MAIO / 2001

  • Interação

    Edição: 72

    MAIO / 2002

Gostou? Então compartilhe.